Schisandra (Schisandra chinensis (Turcz.) Baill.)

Habitat e Distribuição:

Arbusto originário da Rússia Oriental e também do Nordeste da China, Coreia e Japão. É muito cultivado no Nordeste da China.

Partes Utilizadas:

Bagas depois de secas.

Constituintes:

Linhanos (5 a 10%), derivados de dibenzociclo-octeno (deoesquisandrina, esquisandrinas, gomisinas); glúcidos; taninos; corantes; cerca de 3% de óleo essencial contendo hidrocarbonetos sesquiterpénicos (α-chamigreno e β-chamigreno), chamigrenal; ácidos orgânicos (cítrico, málico, fumárico e tartárico); vitaminas C e E; sais minerais; óleo gordo. De acordo com a F. P. 9 contém, no mínimo, 0,40% de esquisandrina no fármaco seco.

Utilizações:

Adaptogénico. Tónico anti-stress, antidepressivo, imunoestimulante e hepatoprotetor. Tomada por períodos longos restabelece o equilíbrio neurovegetativo. Tónico sexual para ambos os sexos.

Schisandra

Contraindicações:

Não é indicada em situações de epilepsia, hipertensão arterial e hipertensão intracraniana.

Efeitos Secundários e Toxicidade:

Afeta a forma como certos medicamentos são processados pelo fígado, podendo reduzir os seus efeitos ou aumentar o risco de toxicidade.

Formas de Administração e Posologia:

Cápsulas: 200 mg de fruto seco em pó, 3 vezes por dia.

Evidência Científica:

Segundo Jinkee Park et al. Int J Environ Res Public Health. 2020, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que a suplementação com extrato de Schisandra Chinensis pode ajudar a aumentar a força muscular, bem como diminuir a fadiga.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *