Habitat e Distribuição:
Árvore de pequeno porte, tronco delgado e casca esbranquiçada, originária do noroeste da Índia, do sul do Himalaia, do Paquistão, do Bangladesh, do Afeganistão e da Arábia. Cresce em quase qualquer tipo de solo, inclusive em condições de seca. Atualmente é cultivada na maioria dos países tropicais, até 1200 m acima do nível do mar.
Partes Utilizadas:
Folhas.
Constituintes:
Cada 100 g de folhas contêm 6,7 g de proteínas, 1,7 g de gorduras, 14,3 g de hidratos de carbono, 0,9 g de fibra, 440 mg de cálcio, 70 mg de fósforo, 7 mg de ferro, 110 mg de cobre, 5,1 mg de iodo, 3,39 mg de vitamina A, 120 mg de vitaminas B, 220 mg de vitamina C e 7,4 mg de vitamina E. A composição de aminoácidos das folhas inclui: 6,0 g de arginina, 2,1 g de histidina, 4,3 g de lisina, 1,9 g de triptofano, 6,4 g de fenilalanina, 2,0 g de metionina, 4,9 g de treonina, 9,3 g de leucina, 6,3 g de isoleucina e 7,1 g de valina.
Utilizações:
Como alimento funcional ou nutracêutico.
Contraindicações:
Não consumir durante a gravidez e lactação.
Efeitos Secundários e Toxicidade:
Não foram relatados.
Formas de Administração e Posologia:
Xarope: 10 ml, 2 vezes ao dia.
Evidência Científica:
Segundo Bilal Sajid Mushtaq et al. Curr Drug Discov Technol. 2021, a Moringa oleifera pode combater as deficiências nutricionais já que é rica em proteína, incluindo aminoácidos contendo enxofre, contém maiores quantidades de vitamina C do que as laranjas, maior concentração de vitamina A do que as cenouras, maior teor de cálcio do que o leite e mais potássio do que as bananas. Além disso, há 9 vezes mais ferro na moringa do que nos espinafres e 4 vezes mais fibra do que na aveia.
*
Segundo Xianjuan Kou et al. Nutrients. 2018, a M. oleifera é rica em proteínas, vitamina A, minerais, aminoácidos essenciais, antioxidantes e flavonoides, sendo que os seus extratos exibem múltiplas funções nutracêuticas ou farmacológicas, incluindo as funções anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, hepatoprotetoras, neuroprotetoras, hipoglicémicas e redutoras de lipídios no sangue.