Coriolus

Coriolus (Coriolus versicolor Berk.)

Habitat e Distribuição:

O C. versicolor é um cogumelo em forma de leque com margens onduladas e zonas concêntricas coloridas, sendo comumente encontrado durante todo o ano em troncos mortos de árvores de zonas temperadas da Ásia, Europa e América do Norte.

Constituintes:

Os compostos mais importantes são o polissacarídeo K (PSK) e o polissacarídeo-peptídeo (PSP) que têm vindo a ser extensivamente estudados para o desenvolvimento de diferentes fármacos na área da imunologia, já que têm a capacidade de estimular o sistema imunitário ao aumentar a produção de células natural killer, interferão, interleucina 2 e células T.

Utilizações:

Imunomodulador; coadjuvante no tratamento de vários tipos de cancro. Reduz os efeitos secundários da quimio e radioterapia.

 

Coriolus

Contraindicações:

Não há informações suficientes para saber se o C. versicolor é seguro durante a gravidez ou amamentação.

Formas de Administração e Posologia:

3 g por dia dividido em duas tomas, em comprimidos ou pó.

Evidência Científica:

Segundo Wong L Y Eliza et al. Recent Pat Inflamm Allergy Drug Discov. 2012, através da presente revisão sistemática e meta-análise de estudos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, foi concluído que o Coriolus versicolor (Yun Zhi) melhora a sobrevivência em pacientes com cancro.

*

Segundo Linda Zhong et al. Front Pharmacol. 2019, através da presente revisão sistemática e meta-análise de estudos randomizados e controlados, foi concluído que o uso de Coriolus versicolor e Ganoderma lucidum, como opção terapêutica complementar para diferentes estágios e tipos de cancro, foi significativamente associado a um menor risco de mortalidade.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *