Habitat e Distribuição:
Planta herbácea vivaz da Europa, exceto região mediterrânica, em solos húmidos e relvados. Naturalizada, a partir de cultura, na América do Norte. Em Portugal encontra-se no Norte, principalmente no Minho.
Partes Utilizadas:
Raízes.
Constituintes:
Alantoína (0,6 a 2%); mucílagens cerca de 29% (fructosanas); taninos (4 a 6%); óleo essencial; alcaloides pirrolizidínicos (0,04 a 0,6%); fitosteróis (sitosterol); ácidos rosmarínicos e litospérmico (dépsido do ácido di-hidrocafeico); asparagina (2%) e outros aminoácidos.
Utilizações:
Externamente em contusões, distensão muscular e ligamentar, luxações.
![Consolda](https://vascoromaozinho.pt/wp-content/uploads/2023/06/Consolda-Symphytum-officinale-L-683x1024.jpg)
![Consolda](https://vascoromaozinho.pt/wp-content/uploads/2023/06/Consolda-Symphytum-officinale-L-683x1024.jpg)
Contraindicações:
Não aplicar sobre feridas abertas.
Efeitos Secundários e Toxicidade:
Internamente é hepatotóxica, devido aos alcaloides pirrolizidínicos.
Formas de Administração e Posologia:
Pomada (20% de extrato fluido): 2 a 3 aplicações por dia.
Evidência Científica:
Segundo Roberto D’Anchise et al. Arzneimittelforschung. 2007, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, ficou demostrada a superioridade da pomada à base de Consolda sobre o gel de diclofenaco no tratamento de entorses de tornozelo, sendo impressionante perceber que um produto natural parece ser uma alternativa eficaz e segura ao tratamento tópico padrão com diclofenaco.
*
Segundo B M Giannetti et al. Br J Sports Med. 2010, os resultados do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo foram claros e consistentes, com o extrato de raiz de Consolda a demostrar um efeito notavelmente potente e clinicamente relevante na redução da dor aguda nas costas.
*
Segundo B Grube et al. Phytomedicine. 2007, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que a pomada de extrato de raiz de Consolda é adequada para o tratamento da osteoartrite do joelho, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade do joelho e a qualidade de vida do doente.