Cacau

Cacau (Theobroma cacao L.)

Habitat e Distribuição:

Árvore perene cultivada na faixa geográfica tropical húmida.

Partes Utilizadas:

Sementes.

Constituintes:

O cacau é rico em compostos polifenólicos com grandes quantidades de flavonoides (proantocianidinas, epicatequina, galocatequina e epigalocatequina). Além dos polifenóis, o cacau contém metilxantinas, predominantemente teobromina. É também uma fonte extremamente rica de minerais essenciais como o magnésio, cobre, potássio, ferro e aminoácidos como o triptofano, precursor da serotonina e feniletilamina.

Utilizações:

Relaxante do sistema nervoso e antidepressivo; regulador do sono; ativador da função cerebral; tónico cardíaco e renal; antioxidante; melhora a circulação sanguínea reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e de insuficiência venosa.

Cacau

Formas de Administração:

Pepitas com 100% de cacau cru, adicionar a batidos ou papas de aveia.

Evidência Científica:

Segundo Ji-Hee Shin et al. J Nutr Biochem. 2022, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, foi concluído que o chocolate amargo pode melhorar estados emocionais negativos através do eixo intestino-cérebro.

*

Segundo Guo-Chao Zhong et al. Aging (Albany NY). 2021 , através do presente estudo de coorte de base populacional com 91.891 participantes, foi concluído que o consumo de cacau reduz o risco de mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares e doença de Alzheimer.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *