História:
A Laranjeira Amarga ou de Sevilha (Citrus aurantium var. amara) produz três óleos essenciais diferentes. O óleo essencial de petitgrain é produzido a partir das folhas e caules, tem uma cor do amarelo-pálido ao âmbar e um aroma floral cítrico. O óleo essencial de laranja amarga é extraído da casca externa da fruta quase madura, tem uma cor amarelo-escura e uma fragrância floral fresca com tons doces. O óleo essencial de neroli é extraído das flores, apresenta uma cor do amarelo-pálido ao laranja e um aroma doce e floral.
Compostos Terapêuticos:
Acetato de linalila (51,0 a 71,0%), linalol (12,3 a 24,2%), limoneno (0,4 a 8,0%), α-terpineol (2,1 a 5,2%), acetato de geranilo (1,9 a 3,4%), β-pineno (0,3 a 2,7%), acetato de neril (até 2,6%), geraniol (1,4 a 2,3%), β-ocimeno (0,2 a 2,2%), β-mirceno (até 2,0%), nerol (0,4 a 1,1%).
Principais Indicações:
Acne, transpiração excessiva, pele e cabelos oleosos; ansiedade, insónia, exaustão nervosa e outras condições relacionadas com o stress; melhora a digestão, sendo indicado na dispepsia.
Segurança:
Não é considerado fototóxico. Assim, o óleo essencial de Petitgrain não possui precauções especiais de segurança.
Evidência Científica:
Segundo Lin Huang e Lluis Capdevila; J Altern Complement Med. 2017, a aromaterapia com óleo essencial de petitgrain induz um equilíbrio do sistema nervoso autónomo (simpático/parassimpático), resultando numa melhoria da condição mental e emocional.