Lima (Citrus x aurantifolia Christm)

História:

As limas são provavelmente originárias da Ásia, sendo que comerciantes árabes as terão levado da Índia para os países do Mediterrâneo Oriental e África por volta de 1000 d.C., tendo depois sido introduzidas nos países do Mediterrâneo Ocidental pelo retorno dos cruzados nos séculos XII e XIII. Mais tarde, Cristóvão Colombo levou sementes cítricas, provavelmente incluindo limas, para as Índias Ocidentais na sua segunda viagem em 1493.

Compostos Terapêuticos:

Limoneno (48,2%), β-pineno (21,1%), γ-terpineno (8,1%), sabineno (3,1%), α-pineno (2,5%), geranial (2,4%), β-bisaboleno (1,8%), neral (1,4%), β-mirceno (1,3%), α-bergamoteno (1,1%), β-cariofileno (1,0%), α-farneseno (1,0%).

Lima

Principais Indicações:

Contraturas e espasmos musculares; stress, tensão nervosa e ansiedade; hipertensão arterial; previne a oxidação do colesterol LDL e a aterosclerose; melhora a digestão; limpa, purifica e renova o espírito e a mente; é considerado eficaz na limpeza da aura.

Segurança:

Fototóxico. Para evitar fototoxicidade é recomendada uma diluição máxima de 0.7% para uso dérmico. Se aplicado na pele acima do nível máximo de uso, a pele não deve ser exposta à luz solar direta por até 12h.

Evidência Científica:

Segundo Noura S Dosoky e William N Setzer; Int J Mol Sci. 2018, através da presente revisão sistemática foi concluído que o óleo essencial de lima pode ser usado para aliviar a constipação, gripe, asma, artrite e bronquite. Pode ser útil na perda de peso e no tratamento da obesidade. Pode também pode ser útil no tratamento da doença de Alzheimer, uma vez que é um forte inibidor seletivo da acetilcolinesterase e da butirilcolinesterase. Possui uma notável atividade de eliminação de radicais livres devido ao alto teor de d-limoneno. Além disso, é um potente antibacteriano e antifúngico.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *