Laranja Amarga

Laranja Amarga (Citrus x aurantium L.)

História:

A Laranjeira Amarga ou de Sevilha (Citrus aurantium var. amara) produz três óleos essenciais diferentes. O óleo essencial de petitgrain é produzido a partir das folhas e caules, tem uma cor do amarelo-pálido ao âmbar e um aroma floral cítrico. O óleo essencial de laranja amarga é extraído da casca externa da fruta quase madura, tem uma cor amarelo-escura e uma fragrância floral fresca com tons doces. O óleo essencial de neroli é extraído das flores, apresenta uma cor do amarelo-pálido ao laranja e um aroma doce e floral. 

Compostos Terapêuticos:

Limoneno (89,7 a 94,7%), β-mirceno (1,6 a 2,4%), linalol (0,1–2,0%).

Laranja Amarga

Principais Indicações:

Ação sedativa e ansiolítica, útil na tensão nervosa e outras condições relacionadas com o stress; apoia o bom funcionamento do sistema imunitário, sendo indicado nas gripes e constipações; poderoso antioxidante, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres na pele e prevenindo o seu envelhecimento.

Segurança:

Fototóxico. Para evitar fototoxicidade é recomendada uma diluição máxima de 1.25% para uso dérmico. Se aplicado na pele acima do nível máximo de uso, a pele não deve ser exposta à luz solar direta por até 12h.

Evidência Científica:

Segundo Maria Isabel Roth Carvalho Freitas e Mirtes Costa; Biol Pharm Bull. 2002, o óleo essencial de Citrus aurantium possui uma ação ansiolítica e sedativa que pode ser útil nos cuidados de saúde primários.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *