História:
Sendo um dos óleos essenciais mais preciosos e valorizados, o frankincense é utilizado há milhares de anos durante práticas espirituais como meio de meditação e elevação do espírito. A palavra frankincense aparece 17 vezes referida na Bíblia e, a palavra incenso, 113 vezes. Na tradição cristã, o frankincense foi um dos três presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. “Ao chegarem à casa, viram o menino com sua mãe Maria, e prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra.” Mateus 2:11 (NVI).
Compostos Terapêuticos:
α-Pineno (10,3 a 51,3%), α-felandreno (até 41,8%), limoneno (6,0 a 21,9%), β-mirceno (até 20,7%), β-pineno (até 9,1%), β-cariofileno (1,9 a 7,5%), p-cimeno (até 7,5%), terpinen-4-ol (até 6,9%), verbenona (até 6,5%), sabineno (até 5,5%), linalol (até 5,4%), α-tujeno (até 4,5%), acetato de bornila (até 2,9%), δ-3-careno (até 2,6%), δ-cadineno (até 2,3%), canfeno (até 2,0%), α-cariofileno (até 1,8%), aldeído campolênico (até 1,5%), acetato de octilo (até 1,5%), óxido de cariofileno (até 1,4%), α-copaene (até 1,4%), calameneno (até 1,3%), tujol (até 1,2%), 1,8-cineol (até 1,0%) acetato de cinamil (até 1,0%).
Principais Indicações:
Harmonizante e calmante; combate as emoções negativas e aumenta a consciência espiritual; apoia o sistema imunitário; possui ação anti-inflamatória e propriedades antitumorais; melhora asma e bronquite; regula os níveis hormonais; melhora a cognição; diminui os sinais de envelhecimento da pele.
Nota: a Boswellia sacra está classificada como espécie quase ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Segurança:
O óleo essencial de Frankincense não possui precauções especiais de segurança.
Evidência Científica:
Segundo Bo Cao et al. Molecules. 2019, no Ocidente, o Frankincense e a Mirra têm sido utilizados em cerimónias religiosas e culturais desde os tempos antigos, sendo que na Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda são usados principalmente no tratamento de doenças crónicas.
Notoriamente, na Medicina Tradicional Chinesa, o Frankincense e a Mirra têm vindo a ser prescritos em conjunto há milhares de anos, com a sua combinação a apresentar um efeito terapêutico sinérgico devido a uma série de alterações na sua composição química, como o aumento ou diminuição dos princípios ativos principais, o desaparecimento de componentes químicos nativos e o surgimento de novos componentes químicos.
Assim, os efeitos farmacológicos resultantes da combinação destes dois óleos essenciais são extensos e significativos, parecendo magicamente poderosos, nomeadamente os seus efeitos anti-inflamatórios, anti cancro, analgésicos, antibacterianos e outros.