Elemi

Elemi (Canarium luzonicum (Blume) A. Gray)

História:

O nome Elemi tem origem na frase em árabe “como acima assim abaixo”, indicando o seu benéfico tanto emocional quanto físico e espiritual, sendo os seus efeitos harmonizadores ideais para alinhar mente, corpo e espírito, o que o torna num excelente auxiliar para a meditação.

Compostos Terapêuticos:

Limoneno (26,9 a 65,0%), elemol (2,8 a 17,3%), α-felandreno (4,3 a 15,1%), elemicina (1,8 a 10,6%), p-cimeno (1,4 a 7,7%), α-pineno (0,4 a 5,4%), 1,8-cineol (<2,5%), β-mirceno (0,6 a 2,4%), β-felandreno (0,8 a 1,6%), sabineno (1,3 a 5,9%), β-pineno (0,3 a 1,0%), metil eugenol (0,2 a 0,3%).

Elemi

Principais Indicações:

Rejuvenescedor da pele por estimular a produção do colágeno; indicado para cortes e feridas infetadas; mucolítico, muito utilizado na gripe, sinusite, asma, bronquite e outros problemas de ordem respiratória; indicado também na exaustão nervosa e outras condições relacionadas com o stress; alinha todos os 7 Chakras.

Nota: o Canarium luzonicum está classificado como espécie quase ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Segurança:

Com base num possível conteúdo de metil eugenol de 0,3%, é recomendada uma diluição máxima de 6.7% para uso dérmico.

Evidência Científica:

Segundo Miloš Nikolic et al. EXCLI J. 2016, o presente estudo suporta a possível utilização dos óleos essenciais da família Burseraceae (Boswellia carterii, Canarium luzonicum, Commiphora myrrha) na redução e eliminação de Candida spp. em pacientes com infeções fúngicas da cavidade oral.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *