História:
Com profundas raízes históricas, sementes de coentros foram encontradas no túmulo de Ramessés II, um dos faraós mais famosos e que reinou o Egito naquela que ficou conhecida como a era de ouro. Na China ancestral, acreditava-se que as sementes de coentros podiam conferir imortalidade.
Compostos Terapêuticos:
Linalol (59,0 a 87,5%), α-pineno (0,1 a 10,5%), γ -terpineno (0,1 a 9,1%), β-pineno (0,1 a 8,6%), ρ-cimeno (até 8,4%), cânfora (1,6 a 7,7%), geraniol (0,3 a 5,3%), canfeno (até 4,6%), limoneno (0,2 a 3,2%), acetato de geranil (até 3,1%), terpinen-4-ol (até 3,0%), α-terpineol (0,1 a 2,2%).
Principais Indicações:
Analgésico e anti-inflamatório, melhora dores musculares e articulares, osteoartrite e reumatismo; auxilia a digestão; antibacteriano (P. acnes, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes); ansiolítico, indicado no stress, ansiedade, enxaquecas, exaustão nervosa; pode melhorar a fadiga adrenal.
Segurança:
O óleo essencial de Coentros sementes não possui precauções especiais de segurança.
Evidência Científica:
Segundo Hamza Mechchate et al. Molecules. 2021, as sementes de Coriandrum sativum L. têm um importante efeito antidiabético, anti-hiperglicémico, anti-hiperlipidémico, anti-inflamatório e antioxidante, podendo ser um tratamento útil na diabetes e suas complicações.
*
Segundo Masoumeh Emamghoreishi et al. J Ethnopharmacol. 2005, as sementes de Coriandrum sativum apresentam um efeito ansiolítico, sedativo e relaxante muscular.