Cedro da Virgínia

Cedro da Virgínia (Juniperus virginiana L.)

História:

O cedro tem vindo a ser utilizado para fins medicinais desde tempos remotos, estando intimamente relacionado com os cedros bíblicos do Líbano, dos quais se diz que o Rei Salomão construiu o seu templo.

Compostos Terapêuticos:

α-cedreno (21,1 a 38,0%), tujopseno (21,3 a 23,4%), cedrol (12,3 a 22,2%), β-cedreno (8,2 a 9,2%), a-selineno (3,0%), widdrol (1,9 a 2,3%), β-himachalene (2,1%), β-chamigrene (1,4 a 1,8%), α-chamigrene (1,6%), cupareno (0,9 a 1,6%).

Plantas Aromáticas

Principais Indicações:

Tosse, bronquite e processos catarrais; anti-inflamatório e analgésico, melhorando condições como a artrite; ação ansiolítica, sendo indicado no stress, ansiedade e tensão nervosa.

Nota: o Cedrus atlantica (Cedro do Atlas) está classificado como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sendo por isso o Juniperus virginiana (Cedro da Virgínia) uma melhor opção de óleo essencial do ponto de vista da sustentabilidade ambiental. 

Segurança:

O óleo essencial de Cedro da Virgínia não possui precauções especiais de segurança. 

Evidência Científica:

Segundo Kai Zhang e Lei Yao; Physiol Behav. 2018; o óleo essencial de Juniperus virginiana apresenta um efeito ansiolítico através da modulação da serotonina (5-HT) e dopamina.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *