Árvore-do-Chá

Árvore-do-Chá (Melaleuca alternifolia Cheel)

História:

O óleo essencial de Tea tree (Árvore do Chá) tem uma longa e rica história que remonta aos aborígenes Bundjalung, guardiões originais da área costeira de Nova Gales do Sul na Austrália de onde a árvore Melaleuca alternifólia é nativa, sendo que nome Tea tree foi atribuído pelo explorador britânico Capitão James Cook em 1769, ao notar que os aborígenes usavam as folhas desta árvore para fazer um chá que cheirava a noz-moscada. Além de fazer chá, os aborígenes também trituravam as folhas e extraíam o óleo que depois usavam topicamente para curar problemas de pele. Mais recentemente e durante a Segunda Guerra Mundial, o óleo essencial de Tea tree fazia parte do kit de primeiros socorros dos soldados australianos, devido à sua eficácia no tratamento de feridas.

Compostos Terapêuticos:

Terpinen-4-ol (39,8%), γ-terpineno (20,1%), α -terpineno (9,6%), terpinoleno (3,5%), 1,8-cineol (3,1%), α -terpineol (2,8%), ρ-cimema (2,7%), α -pineno (2,4%), aromadendreno (2,1%), viridifloreno (1,8%), δ-cadineno (1,6%), limoneno (1,1%).

Plantas Aromáticas

Principais Indicações:

Ação antimicrobiana de largo espectro, sendo indicado no tratamento do pé-de-atleta, onicomicoses, candidíase vaginal, acne, verrugas, infeções respiratórias; antialérgico, inibe a libertação de histamina e citocinas. 

Segurança:

Para uso dérmico é recomendada uma diluição máxima de 15%.

Evidência Científica:

Segundo I B Bassett et al. Med J Aust. 1990, através do presente ensaio clínico randomizado, simples-cego e controlado, foi concluído que tanto o óleo essencial de Tea tree, quanto o peróxido de benzoíla, obtiveram uma melhoria significativa da acne, sendo de notar que os pacientes tratados com o óleo essencial de Tea tree apresentaram menos efeitos adversos.

*

Segundo D S Buck et al. J Fam Pract. 1994, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado, foi concluído que ambos os tratamentos (Clotrimazol e óleo essencial de Tea tree) proporcionaram melhoria da onicomicose (aparência e sintomatologia das unhas).

*

Segundo A Ergin e S Arikan; J Chemother. 2002, o presente estudo indica uma promissora utilização tópica do óleo essencial de Tea tree no tratamento da candidíase por estirpes resistentes ao Fluconazol.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *