Ginkgo biloba

A Fitoterapia na Consulta de Naturopatia – Ginkgo biloba

O Ginkgo biloba é a árvore viva mais antiga do mundo, sendo tão antiga que a espécie é conhecida como um “fóssil vivo”.

É o único sobrevivente de um antigo grupo de árvores que datam de antes dos dinossauros viveram na Terra entre 245 e 66 milhões de anos atrás.

Existindo inclusive fósseis de folhas de Ginkgo, quase idênticas às folhas das árvores de hoje, que datam de há mais de 200 milhões de anos.

E como atestado da sua capacidade de sobrevivência, seis Ginkgos sobreviveram inclusive à explosão da bomba atómica em Hiroshima.

Ao longo dos tempos, chineses e japoneses têm vindo a usar o Ginkgo nas suas práticas budistas, podendo este ser encontrado ao redor de santuários e templos.

Além disso, as culturas asiáticas também usam o Ginkgo com frequência nos seus jardins, geralmente plantando-o após um evento importante de vida.

Eficácia Clínica do Ginkgo Biloba na Demência do Tipo Alzheimer Comparável À Eficácia Clínica do Donepezil

Segundo M Mazza et al. 2006, o objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia do extrato de Ginkgo biloba em comparação com Donepezil e placebo, no retardar da progressão degenerativa e do comprometimento cognitivo em pacientes com demência do tipo Alzheimer.

O estudo foi concebido como um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, de 24 semanas.

Pacientes com idades entre os 50 e os 80 anos, com demência leve a moderada, foram randomizados em um de três grupos: Ginkgo biloba, Donepezil ou placebo.

Fitoterapia Ginkgo biloba

 O grau de gravidade da demência foi avaliado através do teste Syndrom Kurz Test e pelo Mini Mental State Examination.

Com os resultados alcançados a confirmam a eficácia clínica do Ginkgo biloba na demência do tipo Alzheimer comparável à eficácia clínica do Donepezil.

Foi assim concluído não haver evidências de diferenças relevantes entre a eficácia do extrato de Ginkgo biloba e Donepezil no tratamento da demência de Alzheimer leve a moderada.

Melhorou o Funcionamento Cognitivo, os Sintomas Neuropsiquiátricos e as Capacidades Funcionais na Doença de Alzheimer e Demência Vascular

Segundo R Ihl et al. 2012, um estudo controlado randomizado de 24 semanas foi conduzido para avaliar a eficácia do Ginkgo biloba em 404 pacientes diagnosticados com demência leve a moderada e doença de Alzheimer ou demência vascular, com características neuropsiquiátricas.

333 pacientes foram diagnosticados com doença de Alzheimer e 71 com demência vascular.

Naturopatia Ginkgo biloba

O tratamento com Ginkgo biloba foi superior ao placebo tanto em relação à doença de Alzheimer como em relação à demência vascular.

As taxas de eventos adversos nos grupos Ginkgo biloba e placebo foram essencialmente semelhantes.

Foi assim concluído que Ginkgo biloba melhorou o funcionamento cognitivo, os sintomas neuropsiquiátricos e as capacidades funcionais em ambos os tipos de demência.

Melhorou os Sintomas Neuropsiquiátricos e o Desempenho Cognitivo em Pacientes Com Comprometimento Cognitivo Leve

Segundo S I Gavrilova et al. 2014, o presente estudo teve como objetivo explorar os efeitos do extrato de Ginkgo biloba sobre sintomas neuropsiquiátricos e cognição em pacientes com comprometimento cognitivo leve.

Cento e sessenta pacientes com comprometimento cognitivo leve foram incluídos neste estudo multicêntrico duplo-cego e randomizado para receber Ginkgo biloba ou placebo durante 24 semanas.

A ação sobre os sintomas neuropsiquiátricos foram avaliados através do Neuropsychiatric Inventory Questionnaire, The State-Trait Anxiety Inventory e The Geriatric Depression Scale.

A pontuação do Neuropsychiatric Inventory diminuiu 7,0 ± 4,5 pontos no grupo tratado com Ginkgo biloba e 5,5 ± 5,2 no grupo placebo (p = 0,001).

Naturopatia Ginkgo biloba

Uma melhoria de pelo menos 4 pontos foi obtida em 78,8% dos pacientes tratados com Ginkgo biloba e em 55,7% do grupo placebo (p = 0,002).  

A superioridade do extrato de Ginkgo biloba em relação ao placebo (p < 0,05) foi também observada no The State-Trait Anxiety Inventory.

Houve ainda uma tendência estatística favorável ao extrato de Ginkgo biloba no The Geriatric Depression Scale.

Assim, foi concluído que o extrato de Ginkgo biloba melhorou os sintomas neuropsiquiátricos e o desempenho cognitivo em pacientes com comprometimento cognitivo leve.

 

Tem Ação Inibitória Sobre a Pressão Arterial e Pode Influenciar a Libertação de Cortisol em Resposta ao Stress

Segundo D Jezova et al. 2002, o presente estudo duplo-cego controlado por placebo, teve como objetivo avaliar os efeitos do extrato de Ginkgo biloba nos níveis de cortisol salivar e na pressão arterial durante períodos de stress em voluntários jovens saudáveis (n = 70).

O tratamento com extrato de Ginkgo biloba reduziu o aumento da pressão arterial induzida pelo stress sem afetar a frequência cardíaca.

Fitoterapia Ginkgo biloba

Além disso, a ativação da resposta do cortisol salivar na exposição ao stress esteve ausente em indivíduos tratados com extrato de Ginkgo biloba.

Assim, este estudo fornece evidências de que o extrato de Ginkgo biloba tem ação inibitória sobre a pressão arterial e pode influenciar a libertação de cortisol em resposta ao stress.

Bibliografia:

Ginkgo biloba and donepezil: a comparison in the treatment of Alzheimer’s dementia in a randomized placebo-controlled double-blind study https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-1331.2006.01409.x

Efficacy and tolerability of a once daily formulation of Ginkgo biloba extract EGb 761® in Alzheimer’s disease and vascular dementia: results from a randomised controlled trial https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0031-1291217

Efficacy and safety of Ginkgo biloba extract EGb 761 in mild cognitive impairment with neuropsychiatric symptoms: a randomized, placebo-controlled, double-blind, multi-center trial https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/gps.4103

Reduction of rise in blood pressure and cortisol release during stress by Ginkgo biloba extract (EGb 761) in healthy volunteers https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12369732/