Síndrome Pré-menstrual

A Consulta de Naturopatia e a Síndrome Pré-menstrual

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um distúrbio que afeta quase 75% das mulheres em idade fértil.

Geralmente ocorre uma ou duas semanas antes do início da menstruação, sendo caracterizada por diferentes sintomas, incluindo (mas não limitado a) alterações emocionais, inchaço, cólicas e fadiga.

Algumas mulheres com SPM apresentam apenas sintomas leves e toleráveis, noutros casos, os sintomas são tão intensos que chegam a ser incapacitantes.

Embora os desequilíbrios hormonais sejam considerados como a principal causa para a SPM, a má alimentação e as deficiências nutricionais também podem estar envolvidas.  

Além disso, a SPM pode ainda ser causada ou agravada pelo stress ou depressão.

Por fim, o papel dos desreguladores endócrinos presentes no meio ambiente, devem também ser levados em consideração.

Naturopatia Naturopata

A Naturopatia através das suas diferentes valências e modalidades terapêuticas, nomeadamente o Aconselhamento Dietético Naturopático, a Fitoterapia, a Aromaterapia, a Suplementação Ortomolecular, a Homeopatia, ou as Recomendações Essenciais de Saúde e Bem-estar, pode constituir-se como alternativa viável no tratamento da síndrome pré-menstrual.

Aconselhamento Dietético Naturopático

Segundo M Bryant et al. 2005, o objetivo do presente ensaio clínico de intervenção cruzada, duplo-cego, controlado por placebo, foi estudar o efeito das Isoflavonas de soja na gravidade dos sintomas pré-menstruais.

Participaram do estudo vinte e três mulheres com SPM confirmada, com idades entre os 18 e os 35 anos e IMC 19-30 kg/m 2.

Tempeh

Tendo sido observado que sintomas pré-menstruais específicos como dor de cabeça, mastalgia, cólicas e inchaço, foram significativamente menores após o tratamento ativo em comparação com placebo.

Foi assim concluído que o consumo de Isoflavonas de soja pode apresentar potencial na redução de sintomas específicos da síndrome pré-menstrual.

Fitoterapia

Segundo R Schellenberg; 2001, o objetivo do presente estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, foi comparar a eficácia e tolerabilidade do extrato de Vitex agnus castus com placebo em mulheres com síndrome pré-menstrual.

Foram avaliadas 170 mulheres (86 grupo Vitex agnus castus e 84 grupo placebo), com média de idades de 36 anos, duração média do ciclo de 28 dias e duração média da menstruação de 4,5 dias.

Fitoterapia

Tendo sido observada uma melhoria significativamente maior no grupo Vitex agnus castus em comparação com o grupo placebo (P <0,001).

Assim, foi concluído que o Vitex agnus castus é um tratamento eficaz e bem tolerado no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual.

Aromaterapia

Segundo Tuğba Uzunçakmak e Sultan Ayaz Alkaya; 2018, o presente estudo randomizado e controlado, teve como objetivo determinar o efeito da aromaterapia com óleo essencial de lavanda na síndrome pré-menstrual em estudantes universitárias.

O estudo incluiu 40 alunas no grupo aromaterapia e 37 alunas no grupo controle.

difusor óleos essenciais

Quando comparados os resultados médios da SPM entre os grupos aromaterapia e controle, foi determinada a existência de uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de escala de SPM e subescalas de ansiedade, nervosismo, dor, inchaço e pensamentos depressivos (p< 0,05).

Assim, foi concluído que a aromaterapia com óleo essencial de lavanda, pode ser usada no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual.

Suplementação Ortomolecular

Segundo M C De Souza et al. 2000, o objetivo do presente estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, foi investigar os efeitos únicos e combinados da suplementação diária com vitamina B6 e magnésio no alívio dos sintomas pré-menstruais.

44 mulheres com média de idades de 32 anos participaram do estudo, tendo sido randomizadas para um dos seguintes grupos: grupo 1 – 200mg de magnésio, grupo 2 – 50mg de vitamina B6, grupo 3 – 200mg de magnésio + 50mg de vitamina B6, grupo 4 – placebo.

Suplementação Ortomolecular

Ao longo do estudo, cada voluntária manteve um registro diário dos sintomas que foram agrupados em seis categorias: ansiedade, desejos alimentares, depressão, hidratação, outros e total.

Tendo a analise estatística dos resultados demostrado um efeito significativo da combinação de 200mg de magnésio + 50mg de vitamina B6 na redução dos sintomas pré-menstruais relacionados à ansiedade (tensão nervosa, alterações de humor, irritabilidade ou ansiedade) (p = 0,040).

Homeopatia

Segundo Michal Yakir et al. 2019, a eficácia de medicamentos homeopáticos prescritos individualmente, foi avaliada em mulheres com síndrome pré-menstrual (SPM) através de um estudo randomizado duplo-cego controlado por placebo com grupos paralelos.

Um total de 105 mulheres foram incluídas no estudo, tendo 49 sido randomizadas para o grupo tratamento ativo e 56 para placebo.

frascos de homeopatia

Tendo sido observada uma melhoria significativamente maior no grupo tratamento ativo em comparação com o grupo placebo.

Foi assim concluído que os medicamentos homeopáticos prescritos individualmente, foram associados a uma melhora significativamente maior em mulheres com SPM, em comparação com placebo.

Recomendações Essenciais de Saúde e Bem-estar

Segundo Nirav Vaghela et al. 2019, o objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos do exercício físico aeróbico vs Yoga na SPM.

Um total de 72 participantes (idade média de 28 anos), foram randomizados em dois grupos (Grupo A e B).

Os pacientes do Grupo A praticaram exercício físico aeróbico e os do Grupo B praticaram Yoga, 40 min, 3 vezes por semana durante 1 mês.

A intensidade da dor (Visual Analog Scale) e a Escala SPM foram medidas antes, ao final de 15 dias e 1 mês após o início do programa de tratamento.

Yoga

Os resultados demostraram que tanto o exercício físico aeróbico quanto o Yoga reduziram significativamente a intensidade da dor e os sintomas de SPM.

No entanto, uma maior redução nos sintomas de SPM foi obtida entre os pacientes do grupo Yoga em comparação com o exercício físico aeróbico, não sendo encontrada diferença significativa na intensidade da dor entre estes dois grupos (P > 0,05).

Assim, conclui-se que, tanto o exercício físico aeróbico quanto o Yoga, são eficazes no tratamento da SPM, sendo o Yoga mais eficaz no alívio dos sintomas da SPM em relação ao exercício físico aeróbico.

Bibliografia:

Effect of consumption of soy isoflavones on behavioural, somatic and affective symptoms in women with premenstrual syndrome. https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/effect-of-consumption-of-soy-isoflavones-on-behavioural-somatic-and-affective-symptoms-in-women-with-premenstrual-syndrome/EF4E6707C4C16FC1176E51EA50292354#

Treatment for the premenstrual syndrome with agnus castus fruit extract: prospective, randomised, placebo controlled study https://www.bmj.com/content/322/7279/134.long

Effect of aromatherapy on coping with premenstrual syndrome: A randomized controlled trial. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229917307835?via%3Dihub

A synergistic effect of a daily supplement for 1 month of 200 mg magnesium plus 50 mg vitamin B6 for the relief of anxiety-related premenstrual symptoms: a randomized, double-blind, crossover study https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/152460900318623

A Placebo-Controlled Double-Blind Randomized Trial with Individualized Homeopathic Treatment Using a Symptom Cluster Approach in Women with Premenstrual Syndrome https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0039-1691834

To compare the effects of aerobic exercise and yoga on Premenstrual syndrome https://www.jehp.net/article.asp?issn=2277-9531;year=2019;volume=8;issue=1;spage=199;epage=199;aulast=Vaghela