Fitoterapia Reishi Ganoderma lucidum

A Fitoterapia na Consulta de Naturopatia – Reishi (Ganoderma lucidum)

Conhecido como o “rei dos cogumelos”, o cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum) tem uma longa e célebre história de uso pela medicina tradicional.

Na China, o Reishi é chamado de “lingzhi” que se traduz literalmente como “cogumelo da imortalidade”, sendo que a Medicina Tradicional Chinesa o começou a usar há mais de 2.000 anos por altura da sua descoberta nas montanhas Changbai.

Textos chineses antigos referem-se ao Reishi como o elixir da imortalidade, indicando que este tinha potentes propriedades antienvelhecimento, sendo há muito tempo usado na cultura chinesa como talismã de sorte, cura e bem-estar.

Eficácia Antioxidante e Hepatoprotetora ao Suprimir o Stress Oxidativo

Segundo Hui-Fang Chiu et al. 2017, o Ganoderma lucidum é um fungo medicinal oriental, comumente utilizado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para o tratamento de várias condições ou doenças como hipertensão, hiperglicemia, hepatite e cancro.

O presente estudo randomizado controlado examina se o Ganoderma lucidum (GL) apresenta eficácia antioxidante e hepatoprotetora ao suprimir o stress oxidativo.

Quarenta e dois indivíduos saudáveis (22 homens e 20 mulheres) foram recrutados e separados em dois grupos, ingestão de GL (n = 21) ou placebo (n = 21) durante seis meses consecutivos e vice-versa com um período de washout de um mês entre eles.

Medicina Tradicional Chinesa Reishi

Tendo sido observado que o consumo de Ganoderma lucidum (GL) melhorou substancialmente a capacidade antioxidante total, tióis totais e conteúdo de glutationa no plasma, bem como aumentou significativamente a atividade das enzimas antioxidantes.

Além disso, o exame de ultra-som abdominal no grupo GL apresentou uma alteração notável na condição hepática, revertendo uma condição de esteatose hepática leve (inicial) para condição normal.

O resultado da presente intervenção demonstrou a natureza antioxidante, antienvelhecimento e hepatoprotetora do Ganoderma lucidum ao reduzir efetivamente o stress oxidativo.

Melhora Com Segurança os Sintomas do Trato Urinário Inferior

Segundo Masanori Noguchi et al. 2008, o objetivo do presente estudo foi avaliar a segurança e eficácia da atividade inibitória da 5alfa-redutase, de um extrato de Ganoderma lucidum através de um ensaio clínico randomizado duplo-cego, controlado por placebo, em homens com sintomas do trato urinário inferior.

Com essa finalidade, foram aleatoriamente divididos 88 homens com idade superior a 49 anos que apresentavam sintomas do trato urinário inferior leves a moderados, para tratamento com extrato de G. lucidum ou placebo.

As medidas de avaliação primárias foram as alterações no International Prostate Symptom Score (IPSS) e variáveis de urofluxometria. As medidas de avaliação secundárias incluíram as alterações no tamanho da próstata, volume urinário residual após a micção, valores laboratoriais e efeitos adversos relatados.

Reishi Ganoderma lucidum

Tendo sido observado que o Ganoderma lucidum foi eficaz e significativamente superior ao placebo na melhoria do International Prostate Symptom Score (IPSS) total, com uma diminuição de 2,1 pontos no final do tratamento.

Foi assim concluído que o Ganoderma lucidum melhora com segurança os sintomas do trato urinário inferior em homens com hiperplasia benigna da próstata.

Potente Antioxidante Contra a Patogénese da Aterosclerose

Segundo Djanggan Sargowo et al. 2018, o presente estudo randomizado controlado, visa comprovar o efeito do Ganoderma lucidum como potente antioxidante em pacientes de alto risco cardiovascular e com angina estável.

Este ensaio clínico foi realizado em 37 pacientes de alto risco e 34 pacientes com angina estável, determinados com base nas Diretrizes ESC Stable CAD e na avaliação de risco cardiovascular Framingham.

Os parâmetros foram as concentrações de superóxido dimustase (SOD) e malondialdeído (MDA), contagem de células endoteliais circulantes (CEC) e células progenitoras endoteliais (EPC).

Reishi Ganoderma lucidum

Os níveis de SOD em pacientes de alto risco aumentou discretamente, mas não estatisticamente significativo com p=0,22.

O nível de SOD no grupo angina estável aumentou significativamente com p=0,001.

A concentração de MDA reduziu significativamente em pacientes de alto risco e angina estável com p=0,000.

A CEC reduziu significativamente tanto em pacientes de alto risco quanto em pacientes com angina estável, com p=0,000 em ambos os grupos.

A contagem de CPE reduziu significativamente em alto risco e angina estável com p=0,000.

Assim, foi concluído que o Ganoderma lucidum é um potente antioxidante contra a patogénese da aterosclerose em pacientes com angina estável e de alto risco cardiovascular.

Manutenção da Qualidade de Vida e Bem-Estar Emocional Entre Pacientes Submetidos a Quimioterapia

Segundo Jie Liu et al. 2020, pacientes com cancro muitas vezes experimentam diminuição da qualidade de vida durante a quimioterapia. Este estudo teve como objetivo determinar a eficácia e segurança preliminares da fórmula Reishi + Ligustrum lucidum na manutenção da qualidade de vida entre pacientes com cancro de pulmão de células não pequenas submetidos a quimioterapia.

Com essa finalidade, foi realizado um ensaio clínico randomizado de fase II, duplo-cego, controlado por placebo. Adultos com cancro de pulmão de células não pequenas programados para receber quimioterapia foram aleatoriamente designados para receber Reishi + Ligustrum lucidum oral ou placebo diariamente durante 6 semanas.

Medicina Tradicional Chinesa

Comparado com o grupo placebo, o grupo Reishi + Ligustrum lucidum apresentou maior qualidade de vida (P = .086) ao longo de 2 ciclos de quimioterapia. O grupo Reishi + Ligustrum lucidum foi ainda associado a uma melhor saúde geral (P = 0,050) e bem-estar emocional (P = 0,090) do que o grupo placebo.

Assim, este estudo demonstrou a segurança preliminar e sugere uma tendência promissora do efeito da fórmula Reishi + Ligustrum lucidum na manutenção da qualidade de vida e bem-estar emocional entre pacientes com cancro de pulmão de células não pequenas submetidos a quimioterapia.

Bibliografia:

Triterpenoids and polysaccharide peptides-enriched Ganoderma lucidum: a randomized, double-blind placebo-controlled crossover study of its antioxidation and hepatoprotective efficacy in healthy volunteers https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13880209.2017.1288750

Randomized clinical trial of an ethanol extract of Ganoderma lucidum in men with lower urinary tract symptoms http://www.asiaandro.com/Abstract.asp?doi=10.1111/j.1745-7262.2008.00361.x

The role of polysaccharide peptide of Ganoderma lucidum as a potent antioxidant against atherosclerosis in high risk and stable angina patients https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019483217304078?via%3Dihub

Preliminary Efficacy and Safety of Reishi & Privet Formula on Quality of Life Among Non-Small Cell Lung Cancer Patients Undergoing Chemotherapy: A Randomized Placebo-Controlled Trial https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1534735420944491