Rosmarinus que em latim significa orvalho do mar, em Portugal é mais conhecido por alecrim, que em árabe significa coroa das montanhas.
O alecrim é usado desde a antiguidade como um poderoso estimulante natural da saúde.
Shakespeare fez referência ao alecrim em Hamlet, onde Ofélia entrega alecrim ao irmão Laertes, para que este nunca se esqueça dela.
As folhas do alecrim, mesmo após serem colhidas, mantêm o seu perfume por um longo período de tempo, sendo por isso símbolo de boa memória.
No entanto, a história do alecrim é bastante anterior a Shakespeare, pois já os antigos egípcios, romanos e gregos a consideravam sagrada, sendo amplamente utilizada para limpar o ar e prevenir a propagação de doenças.
Dioscórides, Hipócrates e Galeno recomendavam o alecrim para os problemas de fígado, enquanto Nicholas Culpeper a recomendava como estimulante mental indicada para a perda de memória.
O seu óleo essencial é destilado a partir das suas folhas e flores.
Evidência Científica
Melhora a Memória Prospetiva e Retrospetiva
Segundo Pouya Nematolahi et al. Complement Ther Clin Pract. 2018, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que o alecrim pode ser usado para aumentar a memória prospetiva e retrospetiva, reduzir a ansiedade e a depressão e melhorar a qualidade do sono em estudantes universitários.
Afeta Positivamente a Cognição
Segundo Mark Moss e Lorraine Oliver; Ther Adv Psychopharmacol. 2012, através do presente ensaio clínico foi concluído que os compostos absorvidos a partir do aroma do alecrim afetam positivamente a cognição através de diferentes vias neuro-químicas.
Redução dos Sintomas de Burnout
Segundo Tayebe Mehrabi et al. Iran J Nurs Midwifery Res. 2015, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, foi concluído que o uso de alecrim durante dois meses resultou numa redução dos níveis de stress, fadiga e sintomas de burnout.
Melhora a Dor e Estado Funcional
Segundo Seda Pehlivan e Ayfer Karadakovan; Jpn J Nurs Sci. 2019, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, foi concluído que a massagem de aromaterapia com óleo essencial de alecrim e gengibre em pacientes com osteoartrite do joelho, reduziu a dor e melhorou o estado funcional e a qualidade de vida.
Bibliografia:
Effects of Rosmarinus officinalis L. on memory performance, anxiety, depression, and sleep quality in university students: A randomized clinical trial https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388117304723?via%3Dihub
Plasma 1,8-cineole correlates with cognitive performance following exposure to rosemary essential oil aroma https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2045125312436573?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed&
The effect of Rosmarinus herbal tea on occupational burnout in Iran Chemical Industry Investment company employees https://www.ijnmrjournal.net/article.asp?issn=1735-9066;year=2015;volume=20;issue=4;spage=460;epage=464;aulast=Mehrabi
Effects of aromatherapy massage on pain, functional state, and quality of life in an elderly individual with knee osteoarthritis https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jjns.12254