Plantas Medicinais

A Fitoterapia na Consulta de Naturopatia – Ashwagandha (Withania somnifera)

A Ashwagandha cresce em regiões subtropicais da Ásia como a Índia, Sri Lanka, Paquistão, Afeganistão e China, sendo muito utilizada em sistemas de medicina tradicional como o Ayurveda ou medicina Unani entre outras.  

A Ashwagandha é tão antiga quanto o próprio Ayurveda, que se acredita ter 5.000 anos, com referências ao seu uso a estarem presentes em todos os seus textos clássicos.

A primeira referência à Ashwagandha é encontrada no Charaka Samhita, um dos textos médicos fundamentais do Ayurveda e escrito pelo médico indiano Charaka, que nasceu no ano 300 a.C.

De todas as plantas medicinais usadas na medicina Ayurveda, a Ashwagandha é uma das mais valorizadas, sendo classificada como rasayan (agente extensivo da vida) e usada como tónico rejuvenescedor com a capacidade de dar força, vigor e aumentar a resistência à doença.

Medicina Ayurveda

Na medicina Unani, cujas origens remontam à Grécia antiga, a Ashwagandha é chamada de Asgandh, sendo utilizada para tratar o envelhecimento e o stress e melhorar a fertilidade.

Al-Razi, médico persa dos tempos medievais e importante figura na história da medicina, tido como o maior médico do mundo islâmico, escreveu sobre os usos da Ashwagandha nos seus tratados sobre medicina. 

Ibn Sina, o príncipe dos sábios, também escreveu sobre a Ashwagandha no seu livro Kitab Al-Qanun fit-Tibb (O Cânone da Medicina).  

Ashwagandha

Evidência Científica

Ação Anti-Stress

Segundo Adrian L Lopresti et al. Medicine (Baltimore). 2019, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que o tratamento com Ashwagandha foi associado a uma redução significativa nos níveis de cortisol matinal e na escala de avaliação de ansiedade, sendo que os efeitos de alívio do stress induzidos pela Ashwagandha, podem ocorrer através do seu efeito regulador do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenais.

Qualidade do Sono / Insónia

Segundo Deepak Langade et al. J Ethnopharmacol. 2021, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, foi concluído que o extrato de raiz de Ashwagandha pode melhorar a qualidade do sono e ajudar no controle da insónia.

Ayurveda

Funções Cognitivas

Segundo Dnyanraj Choudhary et al. J Diet Suppl. 2017, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que a Ashwagandha pode ser eficaz a melhorar a memória imediata e geral em pessoas com comprometimento cognitivo leve, bem como melhorar a função executiva, atenção e velocidade de processamento de informações.

Bibliografia:

An investigation into the stress-relieving and pharmacological actions of an ashwagandha (Withania somnifera) extract: A randomized, double-blind, placebo-controlled study https://journals.lww.com/md-journal/Fulltext/2019/09130/An_investigation_into_the_stress_relieving_and.67.aspx

Clinical evaluation of the pharmacological impact of ashwagandha root extract on sleep in healthy volunteers and insomnia patients: A double-blind, randomized, parallel-group, placebo-controlled study https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874120331585?via%3Dihub

Efficacy and Safety of Ashwagandha (Withania somnifera (L.) Dunal) Root Extract in Improving Memory and Cognitive Functions https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19390211.2017.1284970?journalCode=ijds20