Segundo textos antigos, a alfazema é usada há mais de 2500 anos, sendo que no Egito Antigo era muito utilizada como perfume, com vestígios de alfazema inclusive a serem encontrados no sarcófago de Tutancâmon.
Durante o Império Romano, a alfazema era utilizada para cozinhar, perfumar o ar e adicionada à água do banho, daí o seu nome em latim “lavare” que significa “lavar”.
Hoje em dia, o óleo essencial de lavanda é o mais usado em todo o mundo, sendo frequentemente considerado um óleo indispensável devido aos seus diferentes usos, incluindo as propriedades relaxantes que promovem um sono tranquilo e aliviam a sensação de tensão.
O óleo essencial de lavanda, extraído a partir da destilação a vapor das suas flores, apresenta um aroma floral, doce e calmante, sendo bem tolerado pela grande maioria das pessoas.
Evidência Científica
Efeito Redutor do Stress
Segundo Winai Sayorwan et al. J Med Assoc Thai. 2012, através do presente ensaio clínico foi concluído que a utilização do óleo essencial de lavanda em aromaterapia, diminuiu significativamente a pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura da pele, o que indica uma diminuição do estímulo autonómico e um efeito redutor do stress. Em relação ao estado de espírito, o grupo do óleo essencial de lavanda relatou maiores níveis de relaxamento em comparação com o grupo placebo. Por fim e comparado com placebo, o óleo essencial de lavanda mostrou um incremento de ondas alfa cerebrais, particularmente na área temporal bilateral e central. Assim, os resultados obtidos fornecem evidências do efeito relaxante da utilização do óleo essencial de lavanda em aromaterapia.
Transtorno de Ansiedade
Segundo Siegfried Kasper; Int J Psychiatry Clin Pract. 2013, através da presente revisão sistemática foi concluído que o óleo essencial de lavanda tem efeitos benéficos sobre os sintomas típicos de transtorno de ansiedade como, por exemplo, perturbação do sono, queixas somáticas ou diminuição da qualidade de vida.
Sintomas Pré-Menstruais
Segundo Tamaki Matsumoto et al. Biopsychosoc Med. 2013, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado por placebo, foi concluído que a utilização do óleo essencial de lavanda em aromaterapia aumentou significativamente a atividade do sistema nervoso parassimpático em comparação com placebo. Além disso, os testes psicológicos demostraram que a lavanda diminuiu significativamente sentimentos de depressão / abatimento e confusão em mulheres com sintomas pré-menstruais leves a moderados.
Qualidade do Sono na Menopausa
Segundo Meryem Gürler et al. Complement Med Res. 2020, através do presente ensaio clínico controlado foi concluído que a aromaterapia com óleo essencial de lavanda, aumenta a qualidade do sono e a qualidade de vida em mulheres com problemas de privação de sono durante a menopausa.
Bibliografia:
The effects of lavender oil inhalation on emotional states, autonomic nervous system, and brain electrical activity https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22612017/
An orally administered lavandula oil preparation (Silexan) for anxiety disorder and related conditions: an evidence based review https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/13651501.2013.813555?journalCode=ijpc20
Does lavender aromatherapy alleviate premenstrual emotional symptoms: a randomized crossover trial https://bpsmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/1751-0759-7-12
The Effect of Aromatherapy on Sleep and Quality of Life in Menopausal Women with Sleeping Problems: A Non-Randomized, Placebo-Controlled Trial https://www.karger.com/Article/FullText/507751