Alimentação Saudável

A Naturopatia Enquanto Medicina do Estilo de Vida

A capacidade de divisão celular não é ilimitada, com vários estudos laboratoriais a concluírem que, ao fim de um certo número de divisões, a célula começa a “envelhecer” perdendo completamente a capacidade de se renovar.

Sempre que uma célula se divide, os telómeros (as extremidades) dos cromossomas vão diminuindo o seu tamanho, sendo que quando ficam muito curtos, perdem a estabilidade e as células deixam de se dividir, surgindo assim o envelhecimento.

Quando é atingido um comprimento crítico dos telómeros, a maioria das células saem do ciclo de divisão celular e tornam-se senescentes (envelhecimento celular).

Retardar o Envelhecimento

No estudo comparativo: Effect of comprehensive lifestyle changes on telomerase activity and telomere length in men with biopsy-proven low-risk prostate cancer: 5-year follow-up of a descriptive pilot study, publicado na prestigiada revista científica de oncologia clínica especializada em pesquisas revisadas por pares de alta qualidade, The Lancet Oncology, concluiu-se que telómeros de DNA mais longos e saudáveis podem ser alcançados a partir de mudanças simples no estilo de vida.

Neste estudo, 10 homens implementaram mudanças no estilo de vida e 25 homens serviram como controle.

Em ambos os grupos foram medidos os telómeros no início e novamente no final do estudo cinco anos depois.

A intervenção ao nível do estilo de vida incluiu os seguintes quatro componentes:

  • Alimentação de origem vegetal, integral, rica em frutas e vegetais e pobre em gordura (aproximadamente 10% das calorias diárias);
  • Prática de exercício físico aeróbico moderado de forma regular (caminhadas de 30 minutos, 6 dias por semana);
  • Gestão do stress através de atividades como a meditação ou o yoga (60 minutos por dia);
  • Suporte social (sessões de grupo de apoio de 60 min, uma vez por semana).
Atividade Física

Resultados:

No grupo de controle que não implementou mudanças no estilo de vida, os pesquisadores registaram uma diminuição média de 3% no comprimento dos telómeros de DNA.

No grupo que implementou as mudanças no estilo de vida, os pesquisadores registaram um aumento de 10% no comprimento dos telómeros de DNA.

Além disso, foi também encontrada uma correlação entre o grau de adesão às mudanças no estilo de vida e a extensão da alteração no comprimento relativo dos telómeros (Dean Ornish et al. 2013).

Links:

Effect of comprehensive lifestyle changes on telomerase activity and telomere length in men with biopsy-proven low-risk prostate cancer: 5-year follow-up of a descriptive pilot study https://www.thelancet.com/journals/lanonc/article/PIIS1470-2045(13)70366-8/fulltext