A temporada outono-inverno é marcada pelo aumento significativo da disseminação de vírus respiratórios responsáveis por doenças como a constipação, gripe, bronquite e pneumonia.
Sendo que pessoas com um sistema imunitário enfraquecido apresentam maior suscetibilidade de contrair doenças respiratórias transmissíveis.
Constipação
A constipação é uma infeção viral do trato respiratório superior (nariz e garganta).
A constipação é geralmente inofensiva, embora possa não parecer assim na altura.
O que torna a constipação diferente de outras infeções virais é que esta geralmente não é acompanhada de febre alta, sendo ainda improvável que se venha a sentir fadiga significativa.
Sintomas: Congestão nasal e coriza, comichão ou dor de garganta, tosse, espirros, leve dor no corpo ou de cabeça, olhos lacrimejantes, febre baixa, fadiga leve.
Gripe
A gripe é uma infeção viral que ataca o sistema respiratório (nariz, garganta e pulmões).
O vírus da gripe viaja pelo ar em gotículas de saliva quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, sendo que a infeção pode ocorrer ao inalar essas gotículas ou tocando num objeto infetado e, em seguida, fazendo a transferência para os olhos, nariz ou boca.
As pessoas com gripe são geralmente contagiosas desde o dia anterior ao aparecimento dos primeiros sintomas e até 5 a 10 dias após o seu início.
Em pessoas saudáveis, a gripe geralmente não é grave e, embora os sintomas possam ser incomodativos, geralmente estes passam sem efeitos duradouros.
Pessoas de alto risco, nomeadamente crianças pequenas, adultos com mais de 65 anos, mulheres grávidas, pessoas com o sistema imunitário enfraquecido e pessoas com doenças crónicas, podem desenvolver complicações como bronquite ou pneumonia.
Para adultos mais velhos, pessoas com o sistema imunitário enfraquecido ou com doenças crónicas, a pneumonia pode ser mortal.
Sintomas: Febre acima dos 38ºC, dores musculares principalmente nas costas, braços e pernas, calafrios e sudorese, dor de cabeça, tosse seca, fadiga e fraqueza, congestão nasal.
Bronquite
A bronquite corresponde ao processo de inflamação dos brônquios, podendo a condição ser aguda ou crónica.
A bronquite aguda geralmente desenvolve-se a partir de uma infeção respiratória. A bronquite crónica está associada à constante inflamação dos brônquios, frequentemente devido ao fumo dos cigarros.
Sintomas: Tosse, produção de muco, fadiga, falta de ar, febre baixa e calafrios, desconforto no peito.
Na bronquite aguda, a tosse pode durar várias semanas após a resolução da inflamação. Na bronquite crónica, a tosse persiste durante vários meses e recorre com frequência.
Pneumonia
A pneumonia é provocada por uma infeção que inflama os alvéolos pulmonares em um ou ambos os pulmões. Os alvéolos pulmonares podem encher-se de líquido ou pus, produzindo tosse, que pode causar catarro espesso.
Diferentes organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, podem causar pneumonia, sendo a condição mais grave para bebês e crianças pequenas, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com outros problemas de saúde ou sistema imunitário enfraquecido.
Sintomas: Febre, sudorese e calafrios, tosse que pode produzir catarro espesso, dor no peito ao respirar profundamente ou tossir, falta de ar, fadiga e dores musculares, náuseas, vómitos ou diarreia, dor de cabeça.
Pessoas mais velhas com pneumonia podem, por vezes, apresentar estados repentinos de confusão mental.
Indicadores de Imunodeficiência
Existem alguns sinais clínicos indicadores de imunodeficiência tais como as infeções crónicas ou recorrentes, infeções oportunistas (causadas por micro-organismos que em pessoas com imunidade normal não provocam doença), ausência de cura completa entre episódios infeciosos ou resposta incompleta ao tratamento.
Evidência Científica
Segundo N M Graham et al. J Infect Dis. 1990, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que o uso de aspirina e acetaminofeno (paracetamol), foi associado à supressão da resposta de anticorpos séricos neutralizantes e aumento dos sinais e sintomas nasais.
*
Segundo Julie M Jameson et al. Cell Immunol. 2010, as Estatinas podem reduzir a resposta das células T associada à inibição do vírus influenza A.
A Naturopatia e o Sistema Imunitário
Um dos fundamentos da Naturopatia através das suas diferentes valências e modalidades terapêuticas, nomeadamente o Aconselhamento Dietético Naturopático, a Fitoterapia, a Aromaterapia, a Suplementação Ortomolecular, a Homeopatia, ou as Recomendações Essenciais de Saúde e Bem-estar, consiste na modulação das defesas do organismo, pois nestas reside a capacidade de cura do indivíduo.
Aconselhamento Dietético Naturopático
Segundo Philip C Calder et al. Nutrients. 2020, através da presente revisão sistemática, foi concluído que um bom estado nutricional é fundamental para o correto funcionamento do sistema imunitário, fator importante para proteger contra infeções virais.
*
Segundo Aurélien Trompette et al. Immunity. 2018, ao diminuir as respostas inatas excessivas, promovendo mecanismos de proteção de tecidos e, estimulando a imunidade adaptativa específica, a fibra alimentar e os seus produtos de fermentação, especialmente os ácidos gordos de cadeia curta (SCFAs), criam um equilíbrio imunitário protetor contra a doença.
*
Segundo Andrew Gibson et al. Am J Clin Nutr. 2012, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, foi concluído que o aumento da ingestão de frutas e vegetais, resulta numa função imunitária aprimorada.
Segundo Terry L Noah et al. PLoS One. 2014, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que a ingestão a curto prazo de germinados de brócolos, parece reduzir significativamente alguns marcadores de inflamação induzidos por vírus, bem como reduzir a quantidade de vírus.
*
Segundo Xiaoshuang Dai et al. J Am Coll Nutr. 2015, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, foi concluído que o consumo regular de cogumelos Lentinula edodes (Shiitake), resultou numa imunidade melhorada.
Fitoterapia
Segundo Yuxi Liang et al. Evid Based Complement Alternat Med. 2019, a administração de Astragalus membranaceus demonstrou obvia atividade antiviral, ao melhorar a taxa de sobrevivência das células Raw264.7 infetadas com o vírus da gripe.
Segundo Jessie Hawkins et al. Complement Ther Med. 2019, através da presente meta-analise de ensaios clínicos randomizados e controlados, foi concluído que a suplementação com Sabugueiro reduz substancialmente os sintomas respiratórios superiores, com estes resultados a indicarem uma alternativa ao uso indevido de antibióticos para sintomas respiratórios superiores devido a infeções virais, assim como uma alternativa potencialmente mais segura aos medicamentos prescritos para casos rotineiros de constipação comum e gripe.
*
Segundo Jung Hyun Kwak et al. Nutr J. 2012, através do presente ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, foi concluído que a Chlorella, possui um efeito benéfico sobre o sistema imunitário.
Aromaterapia
Segundo Jie Shao et al. Front Pharmacol. 2020, muitas doenças respiratórias resultam diretamente ou estão associadas a respostas imunitárias erráticas, sendo que o presente estudo concluiu que o óleo essencial de eucalipto parece ser capaz de modular essas respostas, indicando ter uma ação imunorreguladora em doenças infeciosas, patologias imunossupressoras ou após terapia oncológica.
Segundo Valentina Noemi Madia et al. Pharmaceuticals (Basel). 2021, a Commiphora myrrha (mirra) afeta negativamente a replicação viral, atuando em diferentes etapas do ciclo de vida do vírus.
Suplementação Ortomolecular
Segundo Adams J. e Hewison M. Nat Clin Pract Endocrinol Metab. 2008, através da presente revisão sistemática foi concluído que a carência de vitamina D está associada ao comprometimento da imunidade, levando ao aparecimento de doenças infeciosas e ao aumento da suscetibilidade às doenças autoimunes.
Segundo Eva S Wintergerst et al. Ann Nutr Metab. 2006, através da presente revisão sistemática foi concluído que a ingestão de quantidades adequadas de vitamina C e zinco, melhora os sintomas e reduz a duração das infeções do trato respiratório, incluindo a constipação comum.
*
Segundo Carolina Maldonado Galdeano et al. Ann Nutr Metab. 2019, através da presente revisão sistemática, foi concluído que os probióticos têm efeitos significativos na funcionalidade do sistema imunitário sistémico e das mucosas, através da ativação de múltiplos mecanismos imunitários.
Homeopatia
Segundo Saeed Ahmad et al. J Complement Integr Med. 2018, o Pyrogenium, nas diluições de 200c e 1000c, pode ser usado como medicamento alternativo ao Paracetamol em caso de febre de origem infeciosa.
Recomendações Essenciais de Saúde e Bem-Estar
Segundo DC Nieman; SAGE Open Med. 2011, a noção mais importante que emergiu de estudos de imunidade e exercício físico durante as últimas 2 décadas é o reconhecimento de cada sessão de atividade física moderada, induzir uma modulação positiva sobre a imunidade.
Segundo Richard J Davidson et al. Psychosom Med. 2003, através do presente ensaio clínico randomizado e controlado, foi concluído que a meditação mindfulness pode alterar a função cerebral e imunitária de forma positiva.
Bibliografia:
Adverse effects of aspirin, acetaminophen, and ibuprofen on immune function, viral shedding, and clinical status in rhinovirus-infected volunteers https://academic.oup.com/jid/article-abstract/162/6/1277/918184?redirectedFrom=fulltext&login=false
A role for the mevalonate pathway in the induction of subtype cross-reactive immunity to influenza A virus by human gammadelta T lymphocytes https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0008874910001218?via%3Dihub
Optimal Nutritional Status for a Well-Functioning Immune System Is an Important Factor to Protect against Viral Infections https://www.mdpi.com/2072-6643/12/4/1181
Dietary Fiber Confers Protection against Flu by Shaping Ly6c – Patrolling Monocyte Hematopoiesis and CD8 + T Cell Metabolism https://www.cell.com/immunity/fulltext/S1074-7613(18)30191-2?_returnURL=https%3A%2F%2Flinkinghub.elsevier.com%2Fretrieve%2Fpii%2FS1074761318301912%3Fshowall%3Dtrue
Effect of fruit and vegetable consumption on immune function in older people: a randomized controlled trial https://academic.oup.com/ajcn/article/96/6/1429/4571488?login=false
Effect of broccoli sprouts on nasal response to live attenuated influenza virus in smokers: a randomized, double-blind study https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0098671
Consuming Lentinula edodes (Shiitake) Mushrooms Daily Improves Human Immunity: A Randomized Dietary Intervention in Healthy Young Adults https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07315724.2014.950391?journalCode=uacn20
Astragalus Membranaceus Treatment Protects Raw264.7 Cells from Influenza Virus by Regulating G1 Phase and the TLR3-Mediated Signaling Pathway https://www.hindawi.com/journals/ecam/2019/2971604/
Black elderberry (Sambucus nigra) supplementation effectively treats upper respiratory symptoms: A meta-analysis of randomized, controlled clinical trials https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229918310240?via%3Dihub
Beneficial immunostimulatory effect of short-term Chlorella supplementation: enhancement of Natural Killer cell activity and early inflammatory response (Randomized, double-blinded, placebo-controlled trial) https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/1475-2891-11-53
Effects of Different Doses of Eucalyptus Oil From Eucalyptus globulus Labill on Respiratory Tract Immunity and Immune Function in Healthy Rats https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2020.01287/full
Investigation of Commiphora myrrha (Nees) Engl. Oil and Its Main Components for Antiviral Activity https://www.mdpi.com/1424-8247/14/3/243
Unexpected actions of vitamin D new perspectives on the regulation of innate and adaptive immunity https://www.nature.com/articles/ncpendmet0716
Immune-enhancing role of vitamin C and zinc and effect on clinical conditions https://www.karger.com/Article/Abstract/90495
Beneficial Effects of Probiotic Consumption on the Immune System https://www.karger.com/Article/FullText/496426
Evaluation of antipyretic activity of Belladonna and Pyrogenium ultrahigh dilutions in induced fever model https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jcim-2018-0127/html
Moderate Exercise Improves Immunity and Decreases Illness Rates https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1559827610392876
Alterations in brain and immune function produced by mindfulness meditation https://journals.lww.com/psychosomaticmedicine/Abstract/2003/07000/Alterations_in_Brain_and_Immune_Function_Produced.14.aspx